Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Evento cultural leva arte, diálogo e comunicação para as ruas do Complexo do Alemão na manhã deste sábado (16)

Organizado pelo Raízes em Movimento, 'Circulando Diálogo e Comunicação' levou diversas atividades para o Complexo do Alemão
Foto: Fernanda Lima / Voz das Comunidades
Foto: Fernanda Lima / Voz das Comunidades

Desde às 10 da manhã, moradores e lideranças comunitárias do Complexo do Alemão participam de diversas atividades da 16ª edição do ‘Circulando – Diálogo e Comunicação’. Organizado pelo ‘Raízes em Movimento’, o evento gratuito e aberto ao público busca conectar a favela através do diálogo e da arte, com oficinas, exposições, debates e até homenagens a figuras importantes do território. 

Uma das homenageadas é a Dona Josefa, de 69 anos, que é uma referência de saberes socioambientais do território. Ela faz parte da ONG Verdejar desde 2013 como voluntária e iniciou dando oficinas de produção de sabão e artesanato. “Para mim é um privilégio, uma honra muito grande. Eu nem mereço, mas agradeço. É uma alegria ser valorizada”, disse. Dona Josefa, a senhora merece e muito!

Coordenador do Raízes em Movimento, Alan Brum Pinheiro destaca que a importância deste ‘Circulando’, desta edição especificamente, é uma retomada. “Por conta da pandemia, ficamos três anos sem fazer, mas é um evento anual. É um evento que coroa o trabalho realizado durante o ano todo além de ser também um espaço de articulação e interação com outros projetos do Alemão e também com a universidade”, explicou. Ele ainda ressalta: “Mas que isso reflita efetivamente a favela não como objeto mas como sujeito da produção do conhecimento”.

Foto: Fernanda Lima / Voz das Comunidades

Artista visual e arte educadora, Ana Bia Novais faz parte do projeto ‘Lambe das Manas’, que ensina fotografia e lambe lambe nas periferias do Rio de Janeiro. “O lambe lambe pode ser trabalhado de várias formas. Vou ensinar a técnica da colagem e hoje eu trouxe parte do acervo impresso do Lambe das Manas para fazerem uma intervenção nessas fotos. E também escritos com mensagens positivas para deixar pelas ruas”, contou.

Foto: Fernanda Lima / Voz das Comunidades

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Veja também

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]