Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

F20: Projeto idealizado por Rene Silva levará questões das favelas para o G20

Discussões do F20 começam a partir de maio em 20 favelas do Rio de Janeiro
Foto: Renato Moura

Questões diárias atravessam o cotidiano de quem mora na favela. E, por mais que estas situações possam ser muito locais, muitas delas são capazes de se concretizar como algo macro, ou seja: ser muito maior e atingir muito mais pessoas. E aproveitando que o G20 (fórum que reúne nações mais ricas do mundo, mais União Europeia e União Africana) será realizado no Rio de Janeiro, o Voz das Comunidades lança o F20, um fórum para discutir os atravessamentos das favelas.

O objetivo do F20 é levar questões que envolvem as comunidades da cidade para discussão no G20. Foi Rene Silva que idealizou o projeto. Ele projeta que o F20 é uma iniciativa poderosa para mobilizar moradores de comunidade em se engajar em causas que podem pautar reuniões no G20 e trazer mais visibilidade para as favelas do Rio. “Essas favelas, que na maioria das vezes são marginalizadas e excluídas dos processos de tomadas de decisão, vão se unir para amplificar sua vozes e demandar para atenção para questões que afetam diretamente suas vidas”

A previsão é que as discussões do F20 comecem em maio, junto com as agendas do G20. Rene afirmou que a ideia do projeto é jogar luz sobre outras questões sociais que não são levadas a grande mídia, assim como o poder público. “Geralmente, as pessoas quando falam de favela, lembram de operações policiais, de ações da polícia e do tráfico de drogas e a favela é muito além disso. A gente tem muitas iniciativas discutindo o meio ambiente, discutindo sustentabilidade, economia local, enfim, diversos desses temas e a ideia do projeto F20 é jogar luz sobre as diversas pautas que existem dentro da favela e que ninguém está falando sobre”.

Além do F20, o Voz já atua com outras ações sociais em escala organizacional. Pautas relacionadas à mudanças climáticas e agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU) integram o cotidiano do Voz das Comunidades.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Veja também

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]