Moradora da Barreira do Vasco, Luana Carvalho conquista o bronze no Mundial Júnior de judô

A atleta da categoria de 70kg, de apenas 19 anos, é uma das promessa do Brasil no judô

Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução

Moradora da Barreira do Vasco, Zona Norte do Rio, a atleta Luana Carvalho conquistou uma medalha bronze para seleção brasileira no Mundial Júnior de judô disputado em Olbia, na Itália. A conquista veio na última sexta-feira (08) depois dela vencer a alemã Friederike Stolze por ippon após aplicar uma técnica de imobilização. 

Luana Carvalho é a atual campeã pan-americana júnior que chegou na Itália como a terceira do ranking mundial Sub-21. A jovem de 19 anos há mais de 10 anos é aluna do projeto social UMBRA, que fica na própria Barreira. Luana e fez parte da delegação brasileira de judô nas olimpíadas de Tóquio neste ano.

Luana Carvalho começou a trajetória ao pódio na Itália vencendo a sul-coreana Yu Hyeonji. Na segunda fase, ela passou pela tunisiana Mariem Khlifi. Ambas as vitórias foram por ippon. Nas quartas de final, Luana perdeu para croata Lara Cvjetko também por meio do golpe perfeito, depois de ter começado vencendo a luta por waza-ari. Na repescagem, derrotou no golden score a húngara Jennifer Czerlau por waza-ari, conquistando vaga para a disputa contra Stolze pelo pódio, onde saiu vencedora.

Todo o trajeto de Luana até a seleção brasileira foi feito no projeto social de judô Umbra/Vasco.
Foto: Federação Internacional de Judô

“Estou muito feliz com essa conquista, levando essa medalha para casa e pro Brasil! Obrigado a todos pela torcida”, comemorou a peso médio brasileira após o pódio. “Gostaria de agradecer, primeiramente, a Deus, minha equipe Umbra-Vasco, minha sensei Soraya Amorelli, porque sem ela eu não estaria aqui, ela é minha inspiração todos os dias e ao sensei Andrézão, que não está mais entre nós, mas deve estar muito feliz com essa conquista”, afirmou Luana em entrevista.

Luana Carvalho é uma das esperanças do Brasil para as Olimpíadas de Paris, na França, em 2024.