Observatório de Favelas lança curso de comunicação para meninas negras; confira

O público-alvo são jovens de favelas e periferias entre 14 e 19 anos. As inscrições são gratuitas e vão até 06 de agosto

Observatório de Favelas lança curso de comunicação para meninas negras; confira

Foto: Davi Marcos / Divulgação

O Observatório de Favelas anunciou que estão abertas as inscrições para o curso em comunicação crítica para jovens de periferias e favelas do Rio. A iniciativa, sob coordenação da área de comunicação do Observatório de Favelas, pretende contemplar 15 meninas negras entre 14 e 19 anos para formação através do Malungas – Laboratório de narrativas para meninas negras.

Entre aulas de estética e design, mídias sociais e técnicas de projeção em muros, as meninas terão a oportunidade de conhecer e explorar as possibilidades de desenvolver ações e criar projetos em comunicação com autonomia e de forma crítica.

A representatividade do Laboratório

Priscila Rodrigues, que atua como coordenadora de Comunicação do Observatório de Favelas, fala a respeito da proposta da formação: que é oferecer ferramentas para que as meninas periféricas e faveladas possam contar suas próprias histórias a partir de suas vivências e de seus territórios de origem.         

Observatório de Favelas

“O Observatório de Favelas historicamente realiza formações no campo da comunicação, como a Escola Popular de Comunicação Crítica (ESPOCC) que entre 2005 e 2016 formou centenas de comunicadores de origem popular. Celebramos as duas décadas de atuação institucional, oferecendo uma formação em comunicação crítica para meninas negras, entre 14 e 19 anos. A definição do público é também sobre reafirmar o compromisso do Observatório de Favelas com o fortalecimento, a partir das favelas e periferias, da atuação de meninas e mulheres negras no país”, ressalta Priscila Rodrigues.

Início do curso

As aulas estão previstas para começar no dia 17 de agosto. As inscrições vão até de agosto. Ao todo, serão oito encontros virtuais e híbridos com 1 hora e 30 minutos de duração. O primeiro encontro será um espaço de escuta e acolhimento das alunas, onde conhecerão detalhes sobre a ementa, as instrutoras e poderão compartilhar suas expectativas. Na sequência do curso, em outros encontros, será abordado o tema  ‘Social Media: nas redes e nas ruas’. O objetivo é conhecer as ferramentas e as linguagens das redes sociais, assim como métricas e monitoramento.

A última aula será de apresentação de trabalhos desenvolvidos do Laboratório Malungas, onde as participantes poderão expor o que aprenderam durante os encontros. As inscrições são gratuitas E podem ser feitas através do formulário do curso.