Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Parado desde 2016, Teleférico da Providência está em reforma para retornar no segundo semestre deste ano

O Teleférico da Providência percorre 721 metros em 3 estações: Central do Brasil (em frente ao VLT), Praça Américo Brum (no alto do morro) e Gamboa (em frente à Cidade do Samba)
Foto: Selma Souza / Voz das Comunidades
Foto: Selma Souza / Voz das Comunidades

Dizem que a esperança é a última que morre e os moradores do Morro da Providência, na Zona Portuária do Rio, estão confiando que o teleférico finalmente voltará a funcionar. Em reforma desde novembro do ano passado, a Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), da Prefeitura do Rio, informou que a reinauguração está prevista para o segundo semestre deste ano; sete anos depois que seu funcionamento foi interrompido e deixou de atender os 5 mil moradores da primeira favela do Brasil. O Teleférico da Providência percorre 721 metros em 3 estações: Central do Brasil (em frente ao VLT), Praça Américo Brum (no alto do morro) e Gamboa (em frente à Cidade do Samba). 

A pernambucana Dona Jura, de 67 anos, é proprietária do “Bar da Jura”, que existe há 8 anos na Praça Américo Brum, onde fica uma das estações do teleférico. Ela conta que o longo período que o transporte está parado a prejudicou muito, porque a praça ficou deteriorada e sem manutenção. “Eu acho que agora vai, eu tô acreditando. A gente achava que não ia voltar, porque o governo passado não fez nada nem falou sobre. Pra mim vai ser tudo de bom. Vai favorecer o morador, como também vai circular mais pessoas. E, como eu dependo muito do turismo, se voltar vai ser uma maravilha!”, conclui. 

Dona Jura tem seu estabelecimento há 8 anos, na Praça Américo Brum
(Foto: Selma Souza / Voz das Comunidades)

Outro morador que está esperançoso é Pedro Cardoso, de 61 anos. Ele, que cresceu na Providência, declarou: “Agora que eu tô vendo as obras. Eu tenho esperança de voltar. E tomara que não pare de funcionar de novo, senão vai ficar na mesma. Porque é uma estrutura ocupando um espaço que poderia até ser uma academia para idoso ou alguma outra coisa.”

Pedro é morador da Providência e está confiante no retorno do modal.
(Foto: Selma Souza / Voz das Comunidades)

O “se” é muito presente na fala dos moradores, não somente desses dois personagens, que ilustram a incerteza de muitos – talvez, todos. O Teleférico do Morro da Providência, que foi inaugurado em 2014, funcionou por apenas 2 anos. E, dentro desse período, volta e meia era paralisado para manutenção. 

Procurada pela equipe de reportagem do Voz, a (CCPar) informou, em nota, que “as obras de recuperação do Teleférico da Providência seguem o cronograma normalmente com intervenções simultâneas nas três estações”.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Veja também

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]