Quem mora no Complexo da Maré pode fazer testes de Covid-19 gratuitamente

Iniciativa do Dados do Bem com Redes da Maré, SAS e Fiocruz, tem como objetivo testar até 20 mil pessoas

Quem mora no Complexo da Maré pode fazer testes de Covid-19 gratuitamente

Foto: William Santos / Voz das Comunidades

Moradores do Complexo do Maré, na Zona Norte do Rio, podem fazer testes gratuitos de Covid-19. A iniciativa é uma parceria do Dados do Bem com Redes da Maré, SAS e Fiocruz, que tem como objetivo testar até 20 mil pessoas.

As testagens ocorrem das 9h às 16h, no Galpão Ritma, que fica localizado na Rua Teixeira Ribeiro, número 521, Nova Maré. O morador precisa baixar no celular o aplicativo Dados do Bem. Em seguida, responder um questionário para entrar na fila de agendamento. Contudo, moradores sem acesso ao celular e internet podem também fazer o teste, desde que compareçam no local para ser atendido por livre demanda. 

Segundo Éverton Pereira, coordenador de fila, quem testar positivo pode receber um suporte psicológico e financeiro através do programa Isolamento Seguro. A iniciativa garante alimentação, materiais de higiene pessoal, limpeza ou até mesmo um aluguel, caso a pessoa não tenha condições de fazer o isolamento dentro da própria casa.

Éverton Pereira explica que a ação realiza testes PCR, IGG e IGM.
Foto: William Santos / Voz das Comunidades

Para Manoel Paulino, morador do Complexo da Maré, que ficou sabendo da testagem através de uma colega de trabalho, a iniciativa é muito boa. “Isso é ótimo, maravilhoso! Acho que a maioria das pessoas que estão vendo, devem fazer. É pela saúde, não só de si, mas dos familiares também. Não custa nada. Eu acho que quem tiver consciência e puder fazer o teste, sempre vai poder incentivar o outro. A gente não pode brincar com isso, muita gente já faleceu”, diz o morador.

Manoel Paulino não apresentou sintomas, mesmo assim viu importância em fazer o teste da Covid-19.
Foto: William Santos / Voz das Comunidades

Confira a reportagem completa a seguir: