Orquestra Solar Meninos de Luz faz primeira apresentação na próxima terça-feira, 26 de junho

WhatsApp Image 2018-06-20 at 17.01.49

Com nove meses de aula, a orquestra formada por 32 jovens entre 10 e 16 anos da ONG – Escola Solar Meninos de Luz, se apresentará na próxima terça-feira (26/06), a partir das 15h no Teatro Solar Meninos de Luz, em Copacabana, Zona Sul do Rio. Na ocasião, a Orquestra vai contar com a participação de 70 alunos do coral infantil. A entrada é gratuita e o local está sujeito a lotação.

No repertório, obras de compositores como Bach e Beethoven, sob a regência do diretor artístico Marco Aurélio Silva. Os alunos subirão ao palco para interpretar “Estudo de cordas soltas” (Marco Aurélio A. da Silva), “Sinfonia nº 9” (Beethoven) e “Chorralle II e Choralle III” (J. S. Bach – arranjo: Marco Aurélio A. da Silva).

A Orquestra nasceu em setembro de 2017 e foi idealizada pela Pedagoga e Presidente da ONG Yolanda Maltaroli, de 78 anos. Yolanda conta que começou o trabalho de assistência no Pavão-Pavãozinho há cerca de 32 anos, após a queda de uma caixa d’água, que causou a morte de dezenas de moradores e deixou outros mais desabrigados. Com o tempo, Yolanda viu que só poderia mudar a realidade da comunidade levando educação. No início o Projeto funcionava apenas como creche, mas com o passar do tempo, muitas pessoas ajudaram e a ONG pôde crescer, hoje são atendidas cerca de 400 jovens, com aulas até o terceiro ano do Ensino Médio.

Lucas dos Santos de Oliveira, 16 anos, morador do Pavão-Pavãozinho, um dos alunos da ONG e componentes da Orquestra, não esconde sua ansiedade. “Estou muito empolgado para a apresentação. Não digo que estou nervoso, tento tirar isso da minha cabeça para não errar. Estou tentando esquecer que vou me apresentar, quando chegar o dia vai ser aquilo que aprendi nesses 9 meses.” Revela.

Com a ONG presente em sua vida desde os 3 meses de idade, o jovem conta ainda a importância que fazer parte do projeto tem . “Para mim, o Solar leva uma educação de qualidade para os seus alunos, que todos deveriam ter direito.” Diz.

A ONG – Escola Solar Meninos de Luz fica na Rua Saint Roman, 142, Copacabana – Rio de Janeiro – RJ. A apresentação acontece a partir das 15h, a entrada é gratuita e o local está sujeito a lotação.

Foto: Divulgação

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]