Voz da comunidade dá dicas para fazer uma boa prova do ENEM

Enem
Enem

Faltam 4 dias para o grandioso dia do vestibular ENEM 2014, e então decidi dar algumas dicas e detalhes finais para uma boa Prova.

Uma das mais importante questões da prova é a REDAÇÃO, e consultando alguns sites e especialistas, percebi que a maioria deles pedem atenção especial a esses assuntos, serão importante a leitura deles, e os temas são:

Vírus do Ebola

Causador da febre hemorrágica, o vírus do ebola é um dos mais mortais que existem. Ele mata até 90% dos infectados e ainda não há vacina nem medicamento disponível para uso na população.

Crise da falta de água na Região Sudeste

Ecologia é um tema muito presente na prova de ciências da natureza do Enem. Neste ano, uma das apostas dos professores, é a crise hídrica principalmente o problema de falta de água em São Paulo.

Vacina contra o Vírus do Papiloma Humano ( mais conhecido como HPV)

O HPV é o principal causador do câncer de colo de útero, e a transmissão é feita principalmente por relações sexuais.


 Importante na Redação:

1) Domínio da norma padrão da língua escrita: Consiste na aplicação das normas gramaticais aprendidas ao longo da vida escolar do candidato. Atenção com a ortografia, concordância, pontuação e com o coloquialismo, que deve ser evitado.

2) Compreensão do tema: Uma leitura atenta dos textos motivadores poderão auxiliar o candidato na compreensão do tema. Não entender a proposta pode provocar efeitos desastrosos na nota.

3) Organizar informações e argumentos: A organização das idéias é fator primordial para quem quer expor adequadamente suas ideias. Além de bons argumentos, o candidato deve saber como apresentá-los de maneira clara e objetiva.

4) Correta aplicação da lógica: Seus argumentos precisam ser bem elaborados e coerentes. Um dos fatores que contribuem para a coerência textual é a coesão, por isso, fique atento ao uso dos conectivos, como advérbios e conjunções.

 5) Apresentar uma proposta de intervenção para o problema: Não basta apresentar argumentos coerentes, é preciso que o candidato apresente uma proposta de solução para o problema, uma das principais características da redação do Enem.

Especialistas comentam sobre assuntos abordados na Prova :

Biologia – Professor Eduardo Leão, do Cursinho da Poli

 O professor Eduardo Leão, do Cursinho da Poli, lembra que a relação entre o homem e seu ambiente deve aparecer na prova. “Por isso o candidato deve ter atenção com temas como relações ecológicas, cadeiras alimentares, magnificação trófica (processo de intoxicação do ambiente em decorrência da ação do homem).”

Física –  coordenador Eduardo Figueiredo

Em física, não deve esquecer ondas e fenômenos ondulatórios, potência elétrica nos resistores, conservação de energia, o princípio de Arquimedes e a lei da gravitação universal, segundo o coordenador Eduardo Figueiredo. É importante saber relacionar os conceitos físicos com o cotidiano, como por exemplo, saber analisar o consumo de energia elétrica de uma residência, por meio de uma conta de luz.

Química – Professor Sergio Braga, da Oficina do Estudante

Deve dominar, principalmente, os conceitos da reação química, propriedades coligativas, saber fazer análise de gráficos de equilíbrio químico e reconhecer as funções orgânicas com álcool e hidrocarboneto, segundo o professor Sergio Braga, da Oficina do Estudante.Braga lembra que é comum aparecerem questões que envolvem a química com o cotidiano, como o uso de pilhas caseiras o processo de oxiredução, e a oxidação primária do álcool, em química orgânica.

Espero que com essas dicas todos nós tenhamos um excelente dia de Prova!!!!!!!

E pra quem ainda quer mais dicas para uma melhor performance, segue o link do G1 , lá encontrarão inclusive vídeos de especialistas nas áreas e também contarão com mais matérias discutidas e comentadas (abaixo também está mais um site para um estudo mais completo ).

http://g1.globo.com/educacao/videos

http://vestibular.brasilescola.com/enem/dicas-para-enem.htm

Sou Vinicius Ferreira, Voluntário no Voz da Comunidade, escrevo pra área de Tecnologia há 1 mês. Você pode me contactar através do email : [email protected] 

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]