Voz da Comunidade e Complexidade Urbana em parceria presenteiam morador

Foto: Renato Moura
Foto: Renato Moura

“Tenho orgulho de morar no Alemão, com toda a Complexidade Urbana e sua Voz da Comunidade, onde podemos ser ouvidos em toda parte. Nosso Complexo tem estilo, nosso Complexo tem voz, todos nós somos unidos e somos nós por nós.”

A frase acima é de Alessandro Oliveira Aciole, morador do Complexo do Alemão desde seu nascimento, há 27 anos atrás. Ele foi o ganhador da promoção lançada em nosso portal em 15/06, que presentearia aquele que fizesse a melhor frase contendo as palavras Voz da Comunidade Complexidade Urbana. Entre alguns inscritos, a frase que poderia até ser inserida em uma música, de tão criativa e real, foi a que teve destaque na votação entre a equipe.

Alessandro já morou na Alvorada, Nova Brasília/Loteamento, Adeus, Fazendinha e contou um pouco de como vê a situação da favela hoje: “Ta muito complicado morar aqui. Antigamente, quando iria acontecer algo sério, os moradores sabiam. Hoje em dia, tem tiroteio em qualquer horário. As crianças voltando da escola, morador voltando do trabalho e a bala comendo. É triste. Hoje, é nós por nós. Ninguém nos protege.”

A criatividade, segundo ele, surgiu da fase que a comunidade está vivendo. Ao cria-la, pediu a aprovação da mãe e sobrinha e enviou, sem acreditar que ganharia.

O Portal Voz das Comunidades, tem buscado inovação e uma delas, é sempre ter alguma promoção que seja interessante aos leitores. “As promoções são atrativas para o morador ter participação no site, interação… E é uma oportunidade de serem vistos e ouvidos.” Disse Alessandro.

No Complexo do Alemão, existem coletivos, ONGs, jornais e outras entidades que utilizam a internet como seu maior meio de comunicação. E isso tem servido de influência para os moradores, afirmou: “Busco sempre informações nas redes sociais, até mesmo como prevenção. A internet é uma ferramenta fundamental e o acesso é muito mais fácil, atualmente. É um meio que tem ajudado muita gente em conquistas e se tornou muito viável. Só é problema quando a utilizam para o mal.”

Ao nos agradecer, ele completou: “O Voz da Comunidade é inovador. Muito bacana ver que o trabalho de vocês já alcançou outros estados. Continuem com essa dedicação e ajudando ao próximo.”

 

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]